Known Treasure Wrecks undiscovered

Alexandre

Bronze Member
Oct 21, 2009
1,047
435
Lisbon
At least 50, in the Azores:


1542, (1) "Grifo" Nau portuguesa, da Carreira da Índia, capitão Baltazar Jorge.


1550, (2) "Santa Maria de la Piedad", Nau espanhola, provinda de Hispaniola


1552, (3) "Santiago", Nau espanhola, provinda do México, de Miguel de Oquendo


1554, (4) Nau espanhola almiranta, de Bartolomé Carreño, da frota de Juan Tello de Guzman.


1555, (5) "Ascensão (Algarvia Velha)", Nau portuguesa da Carreira da Índia, capitão Jácome de Mello.

1560, (6) Nau espanhola, de Bartolomé Perez; (7) "Concepcion", Nau, espanhola, de Pedro Roelas.

1563, (8) "Nuestra Señora de la Luz", Nau espanhola, por mau tempo, capitão Juan Garcia, de Santo Domingo; (9)
Caravela espanhola, provinda da Jamaica.

1568, (10) Caravela espanhola, provinda do México.

1583, (11, 12, 13, 14) naus espanholas, a 21 de Outubro

1586, (15) "Santa Maria de Tomala" (provinda de Santo Domingo, deu de través num baixio); (16) "Nuestra Señora de los Remédios" (capitania com 30 canhões de bronze); (17) "Santa Maria del Juncal" (alguma carga recuperada) e (18) "Nuestra Señora de la Concepción" (de Juan de Guzman).

1587, (19) "Santiago", Nau portuguesa da Carreira da Índia, capitão Francisco Brito Lobato, perdeu-se sobre a amarra, salvou-se a gente e a fazenda; (20) Nau espanhola da Nova Espanha, salvaram-se 56000 escudos.

1588, (21) "Nuestra Señora del Rosario", Nau espanhola; (22) "Santiago", Nau espanhola.

1589, A 4 de Agosto, (23) Galeão português com seda, ouro, prata, porcelana, provindo de Malaca; a 20 de Outubro (24) "Nuestra Señora de la Guia", Nau espanhola, com 200.000 ducados em ouro, prata, pérolas atacada por inglês; (25) "Nuestra Señora del Rosario (I)", Nau espanhola; (27) "Nuestra Señora del Rosario (II), Nau espanhola.

1590, (28) Navio da armada da Biscaia, despedaçou-se.

1591 Em Setembro (29) "Magdalena",Nau espanhola do esquadrão de Urquiola, deu à costa na ilha; (30) "Santa Maria del Puerto", Nau espanhola, a tripulação abandonou-a; (31) "nau espanhola de Pedro Marin; (32) "La Milanesa", nau espanhola.

1603, (33) "São Jacinto", Nau portuguesa da Carreira da Índia, de Pedro da Silva

1608, (34) Nau espanhola, capitana de Juan de Salas Valdez, provinda do México.

1642, (35) Navio português, afundado por artilharia e temporal.

1649, (36, 37, 38, 39) Quatro navios portugueses, com morte da maior parte dos marinheiros.

1650, (40) "Santo António", Navio português, vindo de São Cristóvão, salvou-se a mercadoria.

1663, (41, 42, 43, 44, 45, 46, 47, 48) Dão à costa oito navios portugueses de uma frota de 11, provinda do Brasil e comandada por Francisco Freire de Andrade.

1717, (49), Junto ao Monte Brasil, Navio português.

1778, (50) "Nuestra Señora de la Concepción", Polaca espanhola, abandonada pela tripulação após ter sido bombardeada pela fortaleza de São Brás e pelo corsário inglês Retaliation, dando à costa com carga no valor de 111.261 pesos fortes, dos quais 43.629 em dinheiro. Capitão Narciso Plá.


References:


ALBUQUERQUE, Luís (1989) Relações da carreira da Índia - contém navios da carreira da Índia (1497-1653), códice anónimo da British Library e Governadores da Índia pelo Pe. Manuel Xavier. Lisboa: Alfa

AGI, Indiferente 1093.

AGI, Contratación, 4339

FERNANDEZ DURO, Cesareo (1904) Naufragios de la Armada Espanhola, vol. I. Madrid

QUINTELLA, Ignácio da Costa (1839) Annaes da Marinha Portugueza. Lisboa: Academia das Ciências de Lisboa

MALDONADO, M. (1985) Relação das Náos e Armadas da Índia Com os sucessos dellas que se puderem saber, Para Noticia e instrucção dos curiozos, e amantes Da Historia da Índia (British Library, Codice Add. 20902): Leitura e anotações de Maria Hermínia Maldonado. Coimbra: Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.

AGI, Consulados, L. 48.

AGI, Contratación 5104.

AGI, Contratación, 5167.

AGI, Contratación 5168.

AGS G. y M. m. 188;

AGI Contratación 4375 e 5108;

AGI Indiferente General m.1805;

BA Cod. 44-XIV-4, fl. 286 v. – 287;

AGI, Contratación 2899.

LINSCHOTEN, Jan.(1609) Histoire de la Navigation. Amsterdam: Jean Evertz Cloppenburch;

AFONSO, João (1984) “O galeão de Malaca no Porto de Angra em 1589: um processo judicial – Linschoten”, in Os Açores e o Atlântico (Séculos XIV-XVII). Angra do Heroísmo: Instituto Histórico da Ilha Terceira, pp. 177-205.

AGI, Contratación 2449

BNL, Reservados; caixa 26, doc. 153;

BA 51-VIII-9, Copias das cartas d’el rei para vários vice-reis de Portugal e outras pessoas, n.º 21 e 22

AGI, Indiferente 1135.

MONTE ALVERNE, Agostinho de O.F.M. (1986) Crónicas da Província de São João Evangelista das Ilhas dos Açores, vol. III. Ponta Delgada: Instituto Cultural de Ponta Delgada;

CORDEYRO, Antonio (1717) Historia insulana das ilhas a portugal sugeytas no oceano occidental, composta pelo Padre Antonio Cordeyro da Companhia de Jesus, Insulano tambem da Ilha Terceyra, & em idade de 76. annos, para a confirmaçam dos bons costumes, assim moraes, como sobrenaturaes, dos nobres antepassados Insulanos, nos presentes. Lisboa: Officina de Antonio Pedrozo Galram.

AHU, Açores, caixa 15, doc. 6.

AGM, caixa 457.
 

Vox veritas

Bronze Member
Aug 2, 2008
1,077
269
Primary Interest:
All Treasure Hunting
Speaking of continental Portugal, across from Ereiceira the Conceicao with triple loading from India in 1622. Awesome battle where enemy cannon shots are embedded in the hull of the ship.
VV
 

Vox veritas

Bronze Member
Aug 2, 2008
1,077
269
Primary Interest:
All Treasure Hunting
Whittman said:
So which one is the most valuable?
[/quote

Whittman,
to assess the real problem is not know how these ships carrying in contraband. From 1620-1650 the Spanish galleons carrying up to 300% of contraband. It is very difficult to assess, but undoubtedly, many millions.
A Spanish capitana or almiranta in 1650-1690 was carrying about 330 tons of precious metals
VV]
 

Mackaydon

Gold Member
Oct 26, 2004
24,124
22,914
N. San Diego Pic of my 2 best 'finds'; son & g/son
🏆 Honorable Mentions:
2
Detector(s) used
Minelab Explorer
Primary Interest:
Shipwrecks
The 'most valuable' would only be a speculative guess since so many of the vessels carried contraband that could range up to 2-3 times the amount of manifested cargo. Furthermore, you didn't define 'value'; I only assumed you meant monetary value, overlooking educational and historic value.
Don.......
 

OP
OP
Whittman

Whittman

Jr. Member
Oct 4, 2005
81
5
New Jersey
Detector(s) used
JW Fishers
Sorry, yes, I was speaking from a purely monetary point of view. How about most valuable manifested cargo, disregarding contraband? I imagine the Central America had to be one of the biggest, but what about wrecks that haven't been found yet?
 

Top Member Reactions

Users who are viewing this thread

Top