At least 50, in the Azores:
1542, (1) "Grifo" Nau portuguesa, da Carreira da Índia, capitão Baltazar Jorge.
1550, (2) "Santa Maria de la Piedad", Nau espanhola, provinda de Hispaniola
1552, (3) "Santiago", Nau espanhola, provinda do México, de Miguel de Oquendo
1554, (4) Nau espanhola almiranta, de Bartolomé Carreño, da frota de Juan Tello de Guzman.
1555, (5) "Ascensão (Algarvia Velha)", Nau portuguesa da Carreira da Índia, capitão Jácome de Mello.
1560, (6) Nau espanhola, de Bartolomé Perez; (7) "Concepcion", Nau, espanhola, de Pedro Roelas.
1563, (8) "Nuestra Señora de la Luz", Nau espanhola, por mau tempo, capitão Juan Garcia, de Santo Domingo; (9)
Caravela espanhola, provinda da Jamaica.
1568, (10) Caravela espanhola, provinda do México.
1583, (11, 12, 13, 14) naus espanholas, a 21 de Outubro
1586, (15) "Santa Maria de Tomala" (provinda de Santo Domingo, deu de través num baixio); (16) "Nuestra Señora de los Remédios" (capitania com 30 canhões de bronze); (17) "Santa Maria del Juncal" (alguma carga recuperada) e (18) "Nuestra Señora de la Concepción" (de Juan de Guzman).
1587, (19) "Santiago", Nau portuguesa da Carreira da Índia, capitão Francisco Brito Lobato, perdeu-se sobre a amarra, salvou-se a gente e a fazenda; (20) Nau espanhola da Nova Espanha, salvaram-se 56000 escudos.
1588, (21) "Nuestra Señora del Rosario", Nau espanhola; (22) "Santiago", Nau espanhola.
1589, A 4 de Agosto, (23) Galeão português com seda, ouro, prata, porcelana, provindo de Malaca; a 20 de Outubro (24) "Nuestra Señora de la Guia", Nau espanhola, com 200.000 ducados em ouro, prata, pérolas atacada por inglês; (25) "Nuestra Señora del Rosario (I)", Nau espanhola; (27) "Nuestra Señora del Rosario (II), Nau espanhola.
1590, (28) Navio da armada da Biscaia, despedaçou-se.
1591 Em Setembro (29) "Magdalena",Nau espanhola do esquadrão de Urquiola, deu à costa na ilha; (30) "Santa Maria del Puerto", Nau espanhola, a tripulação abandonou-a; (31) "nau espanhola de Pedro Marin; (32) "La Milanesa", nau espanhola.
1603, (33) "São Jacinto", Nau portuguesa da Carreira da Índia, de Pedro da Silva
1608, (34) Nau espanhola, capitana de Juan de Salas Valdez, provinda do México.
1642, (35) Navio português, afundado por artilharia e temporal.
1649, (36, 37, 38, 39) Quatro navios portugueses, com morte da maior parte dos marinheiros.
1650, (40) "Santo António", Navio português, vindo de São Cristóvão, salvou-se a mercadoria.
1663, (41, 42, 43, 44, 45, 46, 47, 48) Dão à costa oito navios portugueses de uma frota de 11, provinda do Brasil e comandada por Francisco Freire de Andrade.
1717, (49), Junto ao Monte Brasil, Navio português.
1778, (50) "Nuestra Señora de la Concepción", Polaca espanhola, abandonada pela tripulação após ter sido bombardeada pela fortaleza de São Brás e pelo corsário inglês Retaliation, dando à costa com carga no valor de 111.261 pesos fortes, dos quais 43.629 em dinheiro. Capitão Narciso Plá.
References:
ALBUQUERQUE, Luís (1989) Relações da carreira da Índia - contém navios da carreira da Índia (1497-1653), códice anónimo da British Library e Governadores da Índia pelo Pe. Manuel Xavier. Lisboa: Alfa
AGI, Indiferente 1093.
AGI, Contratación, 4339
FERNANDEZ DURO, Cesareo (1904) Naufragios de la Armada Espanhola, vol. I. Madrid
QUINTELLA, Ignácio da Costa (1839) Annaes da Marinha Portugueza. Lisboa: Academia das Ciências de Lisboa
MALDONADO, M. (1985) Relação das Náos e Armadas da Índia Com os sucessos dellas que se puderem saber, Para Noticia e instrucção dos curiozos, e amantes Da Historia da Índia (British Library, Codice Add. 20902): Leitura e anotações de Maria Hermínia Maldonado. Coimbra: Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.
AGI, Consulados, L. 48.
AGI, Contratación 5104.
AGI, Contratación, 5167.
AGI, Contratación 5168.
AGS G. y M. m. 188;
AGI Contratación 4375 e 5108;
AGI Indiferente General m.1805;
BA Cod. 44-XIV-4, fl. 286 v. – 287;
AGI, Contratación 2899.
LINSCHOTEN, Jan.(1609) Histoire de la Navigation. Amsterdam: Jean Evertz Cloppenburch;
AFONSO, João (1984) “O galeão de Malaca no Porto de Angra em 1589: um processo judicial – Linschoten”, in Os Açores e o Atlântico (Séculos XIV-XVII). Angra do Heroísmo: Instituto Histórico da Ilha Terceira, pp. 177-205.
AGI, Contratación 2449
BNL, Reservados; caixa 26, doc. 153;
BA 51-VIII-9, Copias das cartas d’el rei para vários vice-reis de Portugal e outras pessoas, n.º 21 e 22
AGI, Indiferente 1135.
MONTE ALVERNE, Agostinho de O.F.M. (1986) Crónicas da Província de São João Evangelista das Ilhas dos Açores, vol. III. Ponta Delgada: Instituto Cultural de Ponta Delgada;
CORDEYRO, Antonio (1717) Historia insulana das ilhas a portugal sugeytas no oceano occidental, composta pelo Padre Antonio Cordeyro da Companhia de Jesus, Insulano tambem da Ilha Terceyra, & em idade de 76. annos, para a confirmaçam dos bons costumes, assim moraes, como sobrenaturaes, dos nobres antepassados Insulanos, nos presentes. Lisboa: Officina de Antonio Pedrozo Galram.
AHU, Açores, caixa 15, doc. 6.
AGM, caixa 457.